A ausência de sinais e sintomas para dizer-nos saudáveis, não basta.
A OMS define ‘Qualidade de Vida’ como: "a percepção do indivíduo de sua posição na vida, no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações".
É uma postura inteiramente subjetiva, pessoal e inserida dentre uma multiplicidade de interesses e vínculos entre o sujeito e seu entorno.
Então, hoje ‘qualidade de vida’ pode significar a efetivação de um bem viver, um cuidar de si satisfatório e autônomo; amizade, amor, consciência social participativa, consciência ecológica, vida satisfatória no seu ambiente físico, cultivo espiritual e estético, lazer, prazer de viver e realizar pequenas coisas cotidianas, cultivo de beleza em si e no entorno, busca de transcendência e espiritualidade, poesia e satisfação, trabalho como vocação e prazer.
A sanidade não é uma conquista distante e utópica, mas parte da natureza humana. Há uma parte em cada um de nós que é sadia, harmoniosa e bela, e temos que nos aliar e ter esperança nesta parte da gente.
Antes de sermos "pacientes" de algum terapeuta, precisamos manter a consciência daquilo que é anterior a consciência do SER, acima do dilema entre o saudável e o doente. O terapeuta/médico inspirado pelo espírito da patogênese, não se detém só no prescrever medicamentos ou técnicas eficazes, mas em despertar aquele sujeito sadio interno no outro.
E você: o que qualidade de vida significa pra você e como tem cuidado dela?
Comments